Bichectomia
A Bichectomia tem caráter estético e funcional.
Estético por deixar o rosto mais fino, longilíneo e por reduzir a “papada” na lateral da mandíbula dando um aspecto de boa-forma e elegância, pois as “maçãs” do rosto (osso zigomático) ficam mais evidentes, com o aspecto “blush”.
Funcional por reduzir a incidência de mordidas nas bochechas durante a fala ou mastigação, denominada morsicatiobuccarum, as mordidas crônicas na mucosa da bochecha podem causar lesões graves e muito desconforto.
A remoção das Bolas de Bichat consistem em um procedimento cirúrgico com acesso intra-oral, em que se remove de 50 a 60% da gordura da bola de Bichat, presente entre os músculos bucinador e masseter. Tal gordura serve para suavizar o atrito entre estes dois músculos e dependendo da pessoa pode adquirir um tamanho exacerbado.
Apesar de ser uma gordura, ela não sofre as consequências do emagrecimento e da dieta, é uma das últimas gorduras do corpo a ser reduzida, e muitas vezes nem reduz. É um procedimento cirúrgico de pequeno porte e pode ser realizado com segurança no próprio consultório odontológico, a cirurgia é intra-oral, ou seja, o corte é feito dentro da boca, pois as mucosas bucais tem melhor cicatrização e não deixam marcas aparentes, o pós operatório é de repouso absoluto no mínimo de 3 dias, o retorno às atividades normais em geral demora uma semana.